Cabine Primária – Saiba a Importância da Manutenção Preventiva
Diversas empresas e condomínios residenciais e industriais fazem o uso da cabine primária, sua entrada de energia elétrica de média tensão. A manutenção da cabine primária é de responsabilidade única e exclusiva de cada proprietário, independente da distância em que esta se encontra da empresa.
As cabines primárias de energia, por abrigarem equipamentos de média tensão, devem estar sob total segurança. Desde segurança para entrada de energia como para manutenção. Manutenções devem ser feitas somente por pessoal autorizado. Questões de possíveis incêndios, causados por fechamento de curtos-circuitos e outros distúrbios da rede elétrica também devem ser considerados.
Para tanto, devem permanecer trancadas, sinalizadas e estar com as manutenções e revisões em dia, sendo sempre operadas por profissionais qualificados e/ou habilitados.
Neste artigo, você irá conferir a importância que a manutenção preventiva tem no ramo de potência da engenharia elétrica.
A garantia da confiabilidade e continuidade dos serviços
Outro fator de grande importância para a segurança de uma cabine primária, é seu aterramento. A inspeção e medição do aterramento é feita com aparelhos de medição específicos, além de profissionais com as qualificações para tal feitio.
O aterramento da cabine primária é a garantia de que qualquer fuga de tensão de tensão elétrica será escoada para a terra, sem colocar vidas de pessoas em risco de acidentes.
Quando se fala em alta tensão, qualquer choque ou descarga elétrica é certamente fatal
Quando falamos em manutenção, seja ela preventiva, corretiva ou periódica, de uma cabine primária, o primeiro passo é agendar com a concessionária local o desligamento na média tensão para que, acidentes sejam evitados. Com isso as empresas geralmente preferem agendar para datas em que a taxa de produtividade é menor, como domingos e feriados.
A manutenção de uma cabine primária só deve ser efetuada por pessoal qualificado e/ou habilitado, sempre fazendo o uso dos equipamentos de proteção individuais e coletivos (EPI e EPC) de forma correta.
Principais componentes encontrados dentro de uma cabine primária
Dentro de uma cabine primária encontramos os cubículos de entrada (assim sendo somente funcionários da concessionária são autorizados a entrar e/ou prestar qualquer tipo de serviço, manutenção ou inspeção), cubículo de medição, cubículo de proteção contra surtos elétricos e o cubículo de transformação e compartilhamento em baixa tensão BT.
Durante a manutenção, faz-se importante a verificação de todos s elementos que ajudam a compor a cabine primária. Porém, há aqueles que sua importância se sobressaem em relação a outros componentes, como os transformadores de corrente (TC), transformadores de potencial (TP), barramentos, para-raios de linha, chaves seccionadoras de média/alta tensão, disjuntores de média/alta tensão, isoladores e a chave fusível.
Todos estes equipamentos e também o sistema de aterramento, tanto da cabine primária, como de toda a instalação civil local, deve ser inspecionado e revisado durante a manutenção periódica.
Também está incluso no período da manutenção os laudos e relatórios de conformidade da instalação, relatórios físico-químico do óleo mineral tanto dos transformadores quanto dos disjuntores.
Em artigos futuros, você irá conferir como realizar a manutenção de cada equipamento em forma simplificada e eficiente, sem erros.
Conteúdo extraído do site: sabereletrica.com.br/cabine-primaria-manutencao-preventiva